Ele é o primeiro VJ que produz e complila imagens durante um remix , um fato inédito no Brasil. Ele é da cidade de Campinas, nesta entrevista fiz contato pelo MSN durante um tempo que esteve online, afinal, ele têm uma agenda lotada de apresentações no País inteiro. Marcos Franco (39 anos bem conservados e nascido em Catanduva - SP) vai falar um pouco dele, sobre os VJs que apresentam programas de video clips e tem um grande desejo....tocar numa festa de urso.


BMM :Primeiro lugar, como você se interessou pelos videos clipes ?
primeiro, como começou a se interessar pelo videoclipes

VJ MARCOS FRANCO : Desde muito jovem sempre amei música, e quando comprei o meu primeiro computador começei a baixar os videos originais, e começei a ter uma idéia de produzir alguns remixes com versões que as produtoras até então não faziam.



BMM: Certo, porém, uma coisa que você falou, antes do computador....e da MTV Brasil, onde o público só via clipes no Fantásico da Globo, não tinhamos muita opção de ver o que desejamos não é ?
VJ MARCOS FRANCO :Sim, é verdade, não tinha mesmo e ainda nem tinha os remixes destes vídeos.


BMM:
Sim, claro. A onda da dance music ajudou a ter este vácuo dos videoclipes tradicionais, é verdade?
VJ MARCOS FRANCO : Os artistas descobriram que nos vídeo clipes uma forma mais contagiante de mostrar o seu trabalho divulgado e não só sua voz e sim, a sua imagém também. Claro, a era da dance music deu um grande avanço em tudo, na minha opinião os videos começaram a ter algo interessante para fazer os remixes.



BMM:Sobre o inicio do videoclipe, no inicio dos anos 80, antes de thrillher de Michael Jackson, não tinha aquela preocupação de imagem, e depois o que você avalia depois deste video clipe?
VJ MARCOS FRANCO : Sim, como estava falando na pergunta anterior, antes deste video, as produções eram bem simples e até na modéstia um pouco rústico. Atualmente, tem uma equipe e uma direção por trás deste cantor e a música onde o fundamental é agradar o público.



BMM: Bem, existem atualmente vários remixes de uma só canção antes de ser lançada a original. E no video clipes , os remixes vem depois que os tradicionais aparecem na mídia?
VJ MARCOS FRANCO : Sim, antes de tudo é lançado o vídeo original , onde o público e claro as rádios começam a tocar e fazer sucesso. Depois deste original é feito os remixes , virando assim uma versão remix desta música.



BMM: Como esticar este original de pode ser entre três minutos á cinco minutos a virar um remix de pode chegar a nove minutos?
VJ MARCOS FRANCO : Neste caso seria transformar este original em extended e não o video remix, são duas coisas bem diferentes .


BMM: Então existem diferenças de videos, isto mesmo?
VJ MARCOS FRANCO :Produzir um video remix significa deixá-lo mais bonito, inserindo efeitos , de uma forma profissional, onde o resultado final seja um video bem mais trabalhado, e no extended apenas aumenta o tempo da música, deixando um pouco mais sem graça, na minha opinião, claro!



BMM: Atualmente os videos remixados dos cantores nacionais é coisa rarissima, acha que é um boa ou não vantagem de produzir este tipo de estilo ?
VJ MARCOS FRANCO : Eu acho que os vídeos nacionais deixam muito a desejar em matéria de produção (mesmo que estão se modernizando com a ajuda da MTV), não há tantos investimentos e profissionais e assim deixando o resultado final , um trabalho á desejar diante dos americanos.



BMM:Agora, mudando de assunto, você tocou no ABC Bailão, onde boa parte do público não está acostumando de ver um VJ e sim um DJ, o povo ainda confundem isto, é verdade?
VJ MARCOS FRANCO : No meu caso , não porque o Brasil e mais 49 países sabem que o Marcos Franco atua como DJ/VJ tocando com vídeos e muita gente associa o "VJ" com as imagens abstratas e então elas confudem mesmo.



BMM: Sei....tem razão é que VJ é aqueles que apresentam videoclipes da programação da MTV, talvez isto o publico confudem.
VJ MARCOS FRANCO : Na verdade para mim, eles são mais apresentadores do que VJs, e isto é preocupantes pois o público confudem isto , hoje em dia já tem muito DJs se adequando á modernidade e adotando também a sigla VJ e não apenas DJ, isto é uma coisa chata....pois perde a identidade da pessoa. Mesmo assim acredito que isto é o futuro, sendo que o áudio e o vídeo no mundo da internet é a grande força neste milênio.



BMM: Qual a cantora que você adora remixar ?
VJ MARCOS FRANCO : Você me pegou....(Risos) , pergunta bem díficil pois se responder seria uma grande injustiça por parte dos meus fãs e admiradores..(Risos), mais vou dar pelo menos três para o público não fiquem com raiva de mim (Risos) .....Madonna, Whitney Houston e claro a Débora Fox...



BMM: É dificil mesmo (Risos) Você ainda apoia a PARADA GAY, apesar dos apesares de muita gente falando da superlotação do evento.
VJ MARCOS FRANCO : Bem, acho que lá , num evento onde buscamos pelo menos dignidade e respeito, se perdeu com passar dos anos deixando que fique na vulgaridade. Afinal, gente de peito de fora , pessoas que só querem praticar sexo em via pública e pessoas afim de roubar as outras... Perdemos o brilho depois que os heterossexuais entraram na parada e ficamos como eles , precisamos nos respeitar para que sermos respeitados. Hoje a Parada está totalmente fora de controle, nos primeiros anos, tinhamos vontade de brincar, dançar e nos divertimos muito, hoje...nem dar para andar.
BMM: Qual a sua opinião sobre as rádios que ainda colocam música de acordo com as gravadoras?
VJ MARCOS FRANCO : Eu não as ouviria, devemos pelo menos a liberdade de ouvir aquilo que queremos e não que elas impostam a fazer sucesso.



BMM: Quando você tocar nas casas noturnas ,o público do interior é mais recepetivo do que as da moram na grandes cidades?
VJ MARCOS FRANCO : Para mim, elas são iguais já toquei em várias cidades do Brasil e no interior se comporta igual a das Capitais.



BMM:Aqui em São Paulo, estão querendo tirar uma danceiteira na rua Frei Caneca (A loka) por achar que estar desrepeitando o público da região . Qual o seu olhar sobre as pessoas que convivem com a classe gay ?
VJ MARCOS FRANCO : Desculpe não entendi a sua pergunta.


BMM:
Em são paulo, a danceteria "A loka" na região da Frei Caneca foi ameaçada de fechamento por motivos de que está incomodando as pessoas, quer dizer ....preconceito, qual a sua opinião disto ?

VJ MARCOS FRANCO: Ah....já disse anteriomente, é preciso se dar respeito para exigir respeito, mais não sou tolerante ao preconceito não, o que a nossa opção sexual, não nos faz menos homens do que qualquer um que é hetero e por aí.



BBM: e para finalizar, como começou a fazer os remixes dos vídeo clipes ?
VJ MARCOS FRANCO : Quando comprei o meu primeiro computador, e fiz por apenas pro Hobby e liberei na internet, uma boate de Florianópolis se interessou no clip e me contatou e ai começei a fazer isto com frequência, fui pioneiro pois atualmente existem dezenas de VJs, ainda sou o único a tocar em boates num set que dura duas horas como DJ e toquei em boa partes das cidades do país, me tornando pelo público o título de VJ Número do Brasil.


BBM:
Bem, marcos tem algo para o público bear caso eles queriam saber mais de ti e sobre seus projetos.

VJ MARCOS FRANCO :Para falar a verdade é um dos meus sonhos é tocar para um público bear (aquele público especifico ) afinal,adoro os ursos. Sobre os projetos , estou cumprindo a minha agenda aqui no Brasil e estou negociando com uma possivel empresa de Portugal para tocar em boates de Lisboa e Açores também.

Agradeço a esta pessoa incrível que nos cedeu um tempo para poder fazer esta maravilhosa entrevista, em breve vamos mostrar a foto da equipe dentro de umas das festas onde vai tocar na capital....e abração.

Marcelo Gomes de Andrade

Nenhum comentário: