Entrevista feita pelo Marcelo Gomes

Antes de mais nada o nosso entrevistado não é baiano como muitos imaginam mas paulista, ele nasceu em São Miguel e está próximo dos 50 anos de idade. Virginiano do dia 12 de Setembro é artista plástico formado pela Universidade Federal da Bahia e profissionalmente atua durante décadas na área da preservação de Bens Culturais e do Patrimônio Histórico. Do ponto de vista pessoal é assumidamente HSH, Homem que faz Sexo com outro Homem, foi um dos primeiros integrantes da mais antiga e ainda atuante agremiação pró Direitos Humanos dos Homossexuais e LGBTS, o Grupo Gay da Bahia fundado em 29/02/1980 da qual fez parte e chegou à ser vice-presidente e atualmente Marccelus Bragg está “casado” com um jovem bacharel em Direito. Homem de sentimentos fortes, Marccelus cuida do seu papai viúvo. Dorme e acorda vendo o mar da Baía de Todos os Santos do seu apartamento, no boêmio bairro 2 de Julho, na capital baiana e num dos cômodos da residência existe uma fileira de troféus, de faixas e diplomas pelos seus feitos e realizações junto à Comunidade Gay soteropolitana. Quer saber mais?



Quando pensou em fazer o site
WWW.marccelus.com e qual a finalidade dessa página na WEB ?

Comecei com uma página pessoal, a intenção era mostrar a naturalidade do Homem Gay quarentão, divulgar exemplos positivos e saudáveis da homossexualidade após os quarenta anos, daí a coisa cresceu – chegamos a quebrar várias vezes por causa da visitação imensa, mas os apelos de outras singularidade foram fortes e hoje o Portal Marccelus ficou geral e com uma ênfase enorme para as pessoas transexuais, travestis e transgêneros enfocando a arte do transformismo que eu incentivo bastante. Tem de vez em quando matérias com a beleza masculina, entrevistas com Gogos, etc. Acho que comecei por mim e terminei para os outros, mas o nosso site é assim, para deixar as pessoas felizes. Todo o nosso trabalho é voluntário, gratuito e o Portal Marccelus tem um único objetivo, ser uma alternativa a mais na visibilidade LGBT.

Apesar de vários site gls que estão ai no mundo virtual, qual é a diferença do seu Portal com relação aos outros?

Não tenho a pretensão de ser exclusivo, mas enfoco a emoção e a auto estima dentro da Comunidade Gay [LGBTS], não coloco matérias negativas, que ridicularizem ou que humilhem homossexuais, não me importa se em nosso meio existam seres negativos, quero que a agenda do meu site seja pelo bem, pelo alto astral e pela valorização das pessoas. O meu diferencial é um só, não tenho medo de ser homossexual, me sinto bem em ter nascido assim e sou realmente feliz como sou. Daí, se eu não refletisse isso no meu Site seria um desmerecimento à mim próprio. E como sou artista plástico, o colorido da minha página já diz tudo! A latinidade abusa e as cores das fotos e do layout são canais para o bem estar de quem a visita. A gente milita no site de maneira divertida, isso é o que me interessa, não ganho nada com o Portal, pelo contrário, gasto muito, mas é bem gratificante mantê-lo no ar.

O universo GLS atual está mais aberto do que quando você tinha vinte anos como era ser gay naquela época ?

Negar que existem diferenças seria uma loucura. Sim, o mundo heterossexual no sentido machista apodrece – assistimos pais e mães assassinarem seus filhos e a divulgação de crimes contra a infância dentro dos lares veio à tona, a família tradicional está em crise, outras alternativas de famílias estão aí e são ótimas. Se não fosse a religião para atrapalhar seríamos todos mais felizes. Eu vim de uma família evangélica, cheia de restrições morais, mas assim que a vida me deu a oportunidade pulei fora, dei tchau à aquela baboseira de pecado, aboli meu sentimento de culpa e construí a minha própria existência. Ter encontrado o GGB o Grupo Gay da Bahia no caminho foi ótimo. Ter tido como influência um Luiz Mott foi uma bênção. Cresci enquanto homem homossexual e me refiro a minha infância e adolescência em casa dos meus pais como uma fase repressora. Aqui e ali me pego em pequenas contradições de princípios, mas é isso mesmo, a gente não apaga a genética do preconceito instantaneamente. Conceitos intrínsecos não desaparecem facilmente.


Quando você assumiu publicamente ser gay, teve alguns atritos com a sua família ?

Eu sempre soube que era diferente. Sou do tempo da Ditadura e da Censura, e no Ginásio já circulava escondidos aquelas revistinhas “suecas” e os famosos “catecismos” todos ensebados e que passavam de mãos em mãos, a gente tomava emprestado levava pro banheiro e batia punheta. Eu me excitava mesmo era com os homens. O chamado, o primeiro paraíso Gay que freqüentei foi a histórica Boate Nostromondo [SP] e quando chegava a polícia a saudosa Condessa escondia a garotada menor de idade. Já adulto, estava na Bahia, longe dos meus pais e irmãos, me sustentava e tinha a consciência política do – é legal, é normal, é natural ser homossexual, pois passei à freqüentar as reuniões do Grupo Gay da Bahia.


Para quem gosta de posar e se mostrar no site e no sites de relacionamento, qual a sua opinião sobre pessoas que tem Orkut e não querem compartilhar as fotos como o público?

Bom, como sempre deve prevalecer o direito a privacidade. Cada um sabe de si. Se mostrar ou não deve ter um sentido muito particular. Eu gosto mais das pessoas que se mostram, não tenho tempo a perder com gente mal resolvida, cheia de medos, hipócritas, idiotas, os “mornos” que fazem coisas pela metade. Detesto gente assim. Já passei da fase de fazer joguinhos e de manter mistérios, quem está no Orkut sabe que está alí por algum motivo, e que não é outro senão o de ser notado. Tem gente cujo ego é enfermo, se não são elogiadas, se traumatizam. Outras tantas e quiçá a maioria, são pura mentira! Ao se visitar estas páginas de encontros e de relacionamentos dê um desconto, falta realidade. Quase tudo ali não passa de mentiras, exageros, excessos, textos fantasiosos, imagens maquiadas, referências que não existem ou estão pela metade, etc. Quem se enganar e não investigar, vai se decepcionar. Cada qual quer se mostrar mais atraente e o foco de tudo é impressionar. Um terreno fértil para picaretas, sociopatas e delinqüentes. Mas para quem usa a inteligência e a lógica, estes sites de relacionamentos são importantíssimos, eles ajudam à aproximar interesses em comum e até minimizam a solidão. O problema não é a internet, mas as pessoas.

Atualmente o mundo televisivo está posando até para revista GLS como o caso da revista DOM que colocou alguns atores globais como capa. Antigamente antes da criação da G Magazine, muito se recusavam a posar. Com você opina sobre isto ?

Para essa gente dinheiro e aparecer é tudo. Hoje se faz qualquer coisa para estar na mídia. Como nada acontece por acaso, esse povo estampado na capa de uma revista Gay já analisou e sabe, vai sair no lucro! “Falem mal mas falem de mim”. Contudo até agora, salvo algumas raras exceções, quase todos os “famosos” que posaram pelados são celebridades de terceira, ficam algum tempo em evidência e depois desaparecem. Aliás, como muita coisa mudou e a figura da bicha afetada, aquela cheia de trejeitos e de maneirismos está em extinção, qualquer rapaz com a aparência mais máscula, que malha bastante e que mantém a boca fechada, pode posar e enganar legal. É bem melhor a ilusão! Vende e dá resultados! As pessoas consomem o querem consumir. Se enganar faz parte da natureza humana.



Sua forma física é de dar inveja á muita gente que tem a sua idade, como você consegue manter este corpo ?

Vou fazer 50 anos no próximo dia 12 de Setembro! Já estive melhor fisicamente. Sempre gostei de me cuidar. Nunca fui de excessos e tenho para mim que todas as idades são importantes. Aos 40 tomei a decisão de não me preocupar com idiotices. Só revido algo se for uma agressão física, enquanto o mal for palavras, estas o vento leva! A raiva só machuca quem a guarda! Agora, me permito ser assim: sou aos 50 anos intransigente, só faço o que gosto, o que me dá prazer, nunca e nada para agradar aos outros e me deixar infeliz. À essa altura da vida, não tenho que provar mais nada e à ninguém. Me sinto bem comigo mesmo. Sexo? Só com qualidade e não mais pela quantidade! Comida? O equilíbrio, em dia de muito véspera de pouco. As amizades, só as que valem à pena. Agora estou numa fase de reentronizar novos valores na minha vida, vai rolar uma mudança radical para breve, mas em se tratando de um virginiano, tudo é previsível e programado. Quanto ao meu corpo? Nada demais, sou igual aos tantos “maduros” do bem que estão à nossa volta.

Sabemos que está casado neste momento, o que você acha de relacionamentos abertos ?

Depois que cansei de galinhar resolvi casar. Até os trinta não queria perder tempo com relacionamentos sérios, achava um saco dividir a cama. Com tanto homem no mundo porque eu ia querer apenas um? Depois, muito naturalmente esta tendência monogâmica se instalou, eu vi que era gostoso estar com alguém à quem se ama. E de lá para cá, tenho ficado muito pouco tempo solteiro. O segredo? Um só, paciência e sinceridade! Quanto a casamento aberto, nada contra, se é uma coisa de comum acordo e se as pessoas possuem maturidade para agir assim, então se joguem e aproveitem! A felicidade e o prazer podem ter mil faces e gente adulta com consciência sabe bem onde encontrá-los.

Apesar de vários homossexuais falar que já transaram com mulheres, e você, Marccelus, já transou com uma mulher ?

Não, nunca tive o interesse! E nem pretendo! Não sou misógino, tenho carinho, respeito e gosto de mulheres como amigas e até das transgêneros, mas sexualmente não me despertam a libido! Sei que estou meio fora de linha, pois o bom mesmo é provar de tudo, mas se não for por acaso, mulher não está nos meus planos.


Sobre o preconceito dos Transsexuais.Vimos que você admira elas. Porém na sociedade até do meio , muito rejeitam. Qual a sua opinião sobre este assunto.

Detesto biba que se melhor que as outras. Olha, sou um homem Gay maduro, resolvido e de aparência máscula. Não faço distinção alguma entre quem quer que seja, e o fato da minha identificação com as transgêneros [pessoas que transitam entre os gêneros] é meramente lúdica, estética e artística. Gosto demais, me deleito e dou risadas. É divertido o mundo dos artistas transformistas. Eu saio da minha casa para assistí-las, garanto no meu site a divulgação completa desta arte, freqüento a casa e tenho uma vida social intensa com transexuais, travestis e gays afeminados. Na minha cabeça somos todos uma Comunidade única, com algumas diferenças na aparência ou no estilo de vida, mas na essência iguais, quero acreditar que o mais importante são as pessoas e não como o mundo as enxerga ou as trata. Até me esqueço que estou mais para o lado das travestis do que para o das barbies, mas fazer o que? Gosto e assumo, misturar é bem melhor! Para mim tanto faz estar íntimo de um urso ou de uma trans operada, desse tipo de fobia eu não morro! O meu maior inimigo são as fobias contra a orientação sexual e contra o gênero, em se tratando de gente diferente só tenho mesmo é que aplaudir! Tenho paixão por corajosos.

Como era ser jovem nos inícios do anos 80, onde qual a AIDS estava em evidência e que muita gente estava nem pensando em sexo seguro e a epidemia estava se alastrando, você ficou com medo de ter poderia pegar esta doença ?

Foi uma fase terrível. Vivenciei a repercussão nacional da morte do costureiro Markito [1985]. Sofri o estigma da “Peste Gay”, saíamos das reuniões do GGB e o povo, quando nos identificava homossexuais, gritava “lá vai a AIDS”. Mas participei e me informei bastante sobre a doença. Antes mesmo de se saber que enfermidade era aquela que estava matando os gays americanos, nós militantes baianos da época pré internet já sabíamos das notícias catastróficas pois o Luiz Mott lia no Advocate e traduzia tudo sobre o então desconhecido “Câncer Cor-de-rosa”. Colaborei com todas as campanhas contra a AIDS nos anos 80, e na década de 90 fazíamos testes sorológicos na sede do GGB e passei à ser voluntário no Hospital de referência Roberto Santos. Todos os domingos e feriados fazíamos plantão com visitas aos infectados Gays lhes levando revistas e certo conforto social. Perdi muitos amigos em decorrência da AIDS. Vi situações assustadoras, tive medo sim, quase entrei em pânico quando vi morrer uma pessoa conhecida tomada pelo Sarcoma de Kaposi e quase nos meus braços. Não quero lembrar! Sou um sobrevivente de uma época adversa, no meu trabalho, uma sala e todos os equipamentos de um colega arquiteto que morreu de AIDS foram isolados ou jogados fora, o histerismo e a ignorância faziam estragos.

Sobre o casamento gay que ainda está em discussão em plenário nacional, o que você avalia sobre a demora da aceitação do projeto que até poderia resolver muito problema de muitos homossexuais ?

Qualquer que seja a palavra, casamento ou união estável, não tem importância, o que interessa mesmo é que seja reconhecida pelas autoridades uma forma legal de se preservar conquistas e de assegurar direitos patrimoniais e de previdência. Casais Gays, Lês ou afins, não podem ficar desamparados. Que a religião fique fora disso, o fanatismo e a hipocrisia só atrapalha a vida das pessoas. O que deputados fundamentalistas, padres e pastores tem a ver com o que os outros fazem na cama? O Estado tem que garantir o direito da pessoa se unir à quem desejar, que se possa celebrar o contrato de união estável. Isso vai resolver sim, muitos dos problemas de desamparo legal, vai minimizar as injustiças que temos hoje, quando as famílias se acham donas do espólio do ente falecido e não reconhecem os direitos do parceiro homossexual. Bom, pode demorar, mas vai acontecer sim! A história já avançou demais para retroceder! Com certeza quem está nascendo agora não vai ter este tipo de problema. Sou otimista!


Sobre os sites de Relacionamento, o que você pensa sobre as pessoas que só vivem para caçar nestes lugares ?

São recursos da modernidade. Substituem os guetos de outrora , dá menos trabalho, gasta-se menos e tem-se a chance de múltiplos contatos ao alcance do mouse. Tudo sem sair de casa. Sem se expor fisicamente aos perigos pegação. Não vejo nada demais, quem é promíscuo vai continuar tendo o mesmo comportamento independente da Internet. A possibilidade do sexo virtual é gratificante para os tímidos. Ajuda os menos favorecidos pela beleza porque estes se escondem através de perfis falsos e como se pode manter diálogos e conversações às escondidas e íntimas, tudo tende a facilitar o entrosamento. Acho bom que existam oportunidades dessa natureza. Quanto a se dar mal, o óbvio, os idiotas ou os ingênuos, lamentavelmente, sempre vão existir! Viver é um risco.


BAREBACK (Sexo sem camisinha) atualmente nos Estados Unidos, onde tem até propaganda incentivando a relação deste tipo e que no Brasil , muito jovens , vendo que a doença está controlada , nem usam preservativos nas relações. Que conselho você daria á estas pessoas que querem correr o risco de ter transar assim.

Sou a favor que as pessoas assumam os resultados dos seus atos. Se não há coação, se os adeptos da prática estão sabendo o que faz, então porque ser contra? O que não vale nesta coisa de Bareback é mentir. Não faço apologia, mas posto que existe, cabe a cada qual a decisão.

Salvador é mais liberal em questões de diretos dos homossexuais do que o Rio e São Paulo?

Deixando as aparências de lado, maneira nenhuma! As estatísticas dos crimes de ódio contra LGBTs ocorrem e com alta incidência em Salvador. Claro, são rastreados e apontados pelo Grupo Gay da Bahia que vai à fundo nas denúncias. E não se enganem não, Salvador é uma cidade linda, com uma mestiçagem maravilhosa, urbe receptiva, com um clima excelente, mas altamente racista e homofóbica. A cena Gay da cidade está em queda, definha e agoniza com o fechamento de bares, de boates e de restaurantes Gays, assaltos e arrastões contra homossexuais nas barracas Gays de praia foram recentemente denunciados pelo GGB. O Centro de apoio LGBT Joãozinho da Goméia recebe constantes queixas de desrespeito aos direitos humanos. E no mais, sem exagero, para conhecer a realidade Gay dessa cidade só vivendo o dia à dia daqui. Quem vem de visita, se empolga e não sente a extensão da homofobia. A atmosfera de festa e do folclore local pode contagiar mas a realidade do depois da empolgação, esta vai chegar.

Os heterossexuais falam que os gays gostam de cores como Rosa e Roxo, o que você pensam nisto, é verdade ou mentira que gostamos desta cores ?

Bom, estes estigmas da cor rosa, da fragilidade, da futilidade do Gay são questionáveis, quem pensa assim quer colocar todo mundo no mesmo saco e nivelar por baixo. Os Gays são pessoas normais que podem gostar do que todo mundo gosta. Existem valores e circunstâncias mais comuns aos Gays em decorrência do estilo de vida de alguns. Mas pára por aí. Existem Gays para tudo, para e com todos os gostos imagináveis e nós não somos feitos em série. Não somos artesanato e muito menos previsíveis. Aposto que muitos, talvez uma maioria gostam demais si mesmos, tem algum mal nisso?

O espaço é seu, qual a mensagem que você nos deixa?

Bote o seu bloco na rua! A única coisa que não vale é prejudicar os outros deliberadamente. O único pecado que existe é a consciência pesada. Quanto ao resto, não leva a vida muito a sério, pois nada é como aparenta ser. Mesmo na hora do pior caos, a solução existe.

Quem quiser entrar em contato contigo como deve fazer?
Agradecemos ao entrevistado pela oportunidade de conhecer ele pelo menos um pouco e que teremos ter oportunidade de conhecer ele pessoalmente quando pisar em São Paulo. Obrigado Marcellus

Nenhum comentário: