Para fechar o ano com Chave de Ouro nosso ultimo entrevistado de 2008 é o querido Promoter do ABC BAILÃO: IVAN SANTOS, responsável pelo sucesso da Casa Noturna GLS mais bem sucedida do Centro de São Paulo, muito freqüentada pelo público ursino. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse charmoso Cavalheiro de 52 anos, nascido em São Paulo, no Bairro da Penha, residente de longa data no Largo do Arouche, que possui o raro dom de lidar com o público, em entrevista exclusiva para o BEAR Mais Magazine.


BM: Quando você descobriu que tinha habilidade de lidar com o público?
IVAN SANTOS
: Eu sempre gostei muito da noite, freqüentava casas como: a Corinto, a Gent’s, a Mad Queen... Antigamente a gente falava que existia a “Turma de Cima” e a “Turma de Baixo”, a “Turma de Baixo” era a região da Vieira de Carvalho. O Bailão foi a casa com a qual mais me identifiquei. Cerca de sete anos atrás eu senti a necessidade de ajudar alguém, algum grupo que necessitasse, então resolvi fazer uma festa beneficente. A casa não cobrava ingresso e o público levava um quilo de alimento não perecível. Sempre procurava lugares que realmente necessitassem de ajuda e verificava se essas entidades eram honestas, até checava nos órgãos do Governo para confirmar se estava tudo certo com as entidades que iriam receber os alimentos. A primeira festa foi um sucesso e se tornou anual e me aproximou bastante com o público do Bailão, então eu percebi que tinha facilidade de me comunicar e interagir com as pessoas na noite.
BM: Então você já era um freqüentador da noite paulistana antes de atuar profissionalmente como Promoter.
IVAN SANTOS: Sim, na Corinto eu “batia cartão”, com freqüência, além de outras boates daqui, chegava a freqüentar casas noturnas de Campinas, sempre fui apaixonado pela noite...
BM: Como surgiu o Projeto ABC BAILÃO e o que significa a Sigla ABC do nome?
IVAN SANTOS: O Projeto ABC Bailão começou com as festas feitas ainda pelo Amarildo e peço Rogério em vários lugares, até surgir à oportunidade de alugar o espaço onde era o antigo HS, para promover um Baile mensal. A elegância sempre foi à marca dessas festas, com garçons, público muito bem vestido e formado em sua maioria por coroas. Com o sucesso das festas e a pedido do público, elas se tornaram quinzenais, depois semanais até a formatação de hoje, de quintas a domingos. Bailão era o apelido que muitos freqüentadores davam para as festas e se incorporou no nome, o ABC significa “Amigos Bailam Comigo”, numa alusão as primeiras festas pequenas do Amarildo e do Rogério, freqüentadas pelos amigos. Algumas pessoas pensam ainda hoje que tem algo a ver com a Região do ABC, ou que a casa fica nessa região, mas o significado de ABC é mesmo “Amigos Bailam Comigo” e Bailão foi o povo que batizou, na verdade era para ser ABC BAR CAFÉ, que é esse sucesso há 12 anos...

BM: Como você consegue organizar o trabalho dos funcionários do Bailão, dos seguranças até o pessoal que faz a manutenção dos banheiros?
IVAN SANTOS: No Bailão nos temos equipes bem coordenadas, cada uma cumprindo sua função. Eu, particularmente, cuido da parte de Marketing: Site, Banners, divulgação da casa em geral, a parte administrativa fica a cargo do Marcos da Gerência, que cuida dos funcionários ao lado do Amarildo e do Rogério. Dos funcionários, os únicos que estão diretamente ligados comigo são os DJs, mas sempre tenho liberdade de falar e trocar idéias sobre o funcionamento da casa, da atuação dos funcionários, do que pode ser feito para melhorar o funcionamento da casa. Sempre ouço as reclamações dos clientes, mas sempre procuro explicar para eles as normas da casa, volta e meia um cliente pede “Quero falar com o Ivan”, e sempre procuro resolver o problema, explicar, acalmar até tudo se resolver. Eu ando pela casa inteira todas as noites, verifico os banheiros, pergunto para os clientes se eles estão sendo bem servidos, se a cerveja está gelada, se as latinhas estão sendo colocadas no lixo, tudo funciona como uma engrenagem mesmo. Os funcionários têm a consciência de nunca discutirem com um cliente que esteja alterado por causa do álcool, eu sempre procuro resolver esse problema conversando com o cliente, com calma e até, se for o caso leve-lo em segurança para casa. Mas o que sempre costumo fazer é ouvir os clientes, suas críticas e elogios e isso tem ajudado muito.
BM: Você se incomoda com alguns comentários de determinados segmentos da Comunidade GLS que consideram o Bailão uma Balada “Brega”?
IVAN SANTOS: Não, isso não me incomoda, sempre houve essa história de dizer que o Bailão é “Brega”, mas por que “Brega”? Por que não pode tirar a camisa? Por que não pode tirar foto? Por que não pode se drogar, nem transar no banheiro? Por que não tem Dark Room? Pode ser por que toca Forró, mas que vai ao Bailão sabe que vai ouvir de tudo: Forró, Samba, quem vem na quinta sabe que vai ouvir Bolero, músicas dos anos 50, essa é a marca da casa, a diversidade musical. O Bailão pode ser “Brega”, mas faz sucesso há 12 anos...
BM: Qual o motivo do sucesso das noites de Quinta-Feira, o famoso “Fome Zero”? Como ele surgiu?
IVAN SANTOS:
A idéia da “Fome Zero” foi do Amarildo e do Rogério, pois o Bailão só abria de sexta até domingo e os coroas acabaram ganhando as noites de Quinta que são mais light, têm o bufê, preços especiais e virou um sucesso, O Bailão já abre mais cedo nas quintas, ás 21h e antes disso já tem fila na porta, para os que querem se servir da primeira mesa do bufê com mais calma. Das 21h até a meia-noite, o Bailão é para esse público, que curte música lenta, bolero, Forró, Samba, músicas dos anos 60. A quinta é dos Coroas e de quem gosta de Coroas, para quem não gosta é só chegar depois da meia-noite.
BM: Atualmente você já consegue identificar o público do Bailão após todos esses anos?
IVAN SANTOS:
O público do Bailão mudou muito através do tempo, se tornou mais exigente. A média de idade é dos 35 aos 70 anos, mas alguns jovens aparecem. Recentemente conheci um Senhor de 78 anos muito pleno e cheio de saúde que estava conhecendo o Bailão pela primeira vez e adorou!!!
BM: Quem coordena o Site do Bailão e sua Comunidade no Orkut?
IVAN SANTOS:
No Site tem um Designer que me ajuda, mas todo material, textos, fotos, vídeos, sou eu que mando para ele. A Comunidade do Orkut é coordenada por mim, pessoalmente, ao lado de um moderador e ainda tem o Sonico que ainda é uma novidade para mim, mas que me possibilita outras vantagens que o Orkut não me permite como fotos do Bailão por exemplo. Em termos de espaço e interatividade tenho preferido o Sonico.
BM: Um dos momentos clássicos das noites do Bailão é quando toca a música “Pertinho de você” da Elisângela acompanhada do Clipe no telão. Vocês nunca pensaram em convidá-la para participar de um evento no Bailão?
IVAN SANTOS:
Claro que sim. Já consegui entrar em contato com ela através da ajuda de uma amiga que me passou seu telefone. Inicialmente ela ficou assustada por não saber como eu havia conseguido seu número, mas depois eu expliquei a ela que era do ABC Bailão, uma casa GLS de São Paulo e que a música dela tocava todas as noites por lá e que passava o clipe da música e que ela tinha muitos fãs por lá... Daí ela ficou mais calma e depois me passou o número do Agente dela para tratar do assunto, seria maravilhoso recebê-la no Bailão, colocar ela na cabine para o pessoal poder vê-la. No momento ela está com a agenda lotada por causa das gravações da novela A FAVORITA.
BM: O que você gosta de fazer nos seus dias de folga?
IVAN SANTOS:
A minha folga do Bailão é nas 2as. 3as. E 4as. Gosto de tomar um chopp com os amigos no Caneca de Prata. Gosto Tb de ver televisão à noite em casa, e usar a internet, para conhecimentos de novos sites e também para ver o que se passa nas outras casas noturnas.
BM: Como deve ser o trabalho de um promoter em sua opinião?
IVAN SANTOS:
O principal de um promoter é ser bem educado, ter paciência com as pessoas, pois não é fácil você ouvir 700 pessoas em uma noite, e você ter de fazer disso um mix para a noite ser mais agradável, você pode ter os problemas que forem.. Fora da casa.. Mas dentro da casa você tem sempre de ser aquela pessoa educada, amável e com muita paciência. O publico quer chegar no Bailão e me ver sempre bem.


PARA ENTRAR EM CONTATO COM O NOSSO ENTREVISTADO, VAI NO MSN DELE

abcbailao-ivansantos@hotmail.com

5 comentários:

Unknown disse...

Parabén meu amigo Ivan
Linda entrevista.
Abraçao
angel40tao@hotmail.com
40tao

Unknown disse...

PARABÉNS A TODOS, PRINCIPALMENTE A VOCÊ IVAN SANTOS, SEMPRE MUITO CORDIAL, AMÁVEL E SIMPÁTICO, É MUITO LEGAL SABER QUE VOCÊ É ISSO MESMO QUE DISSE. MUITO BOA SORTE EM 2009.

ABRAÇOS
AMO VOCÊ
EDUARDO - CAMPINAS

crenres disse...

Um grande abraço Ivan, parabéns pelo sucesso. ABCBailão é realmente uma casa fantástica, pena eu estar tão longe.

Unknown disse...

Ivan parabéns pela bela entrevista e pela direção da casa + badalada de SP(ABC Bailão).um abraço!!!!!!Belezinha!!!

Unknown disse...

Sempre o admirei...

foi muito bom conhecê-lo.

Beijos

Delson