OSCAR 2009: BREVES IMPRESSÕES


Nesse ano o OSCAR caiu em pleno Carnaval e pela primeira vez a Cerimônia de entrega das estatuetas douradas não foi exibida por nenhum canal de TV Aberta, devido a transmissão dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. A vitória esmagadora de QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO ? foi surpreendente e reconheceu o talento de seu Diretor, o britânico DANNY BOYLE. A história do menino indiano pobre que sonha em participar de um show de TV com perguntas e respostas premiadas e pura emoção e está encantando o público no mundo inteiro e em breve chega aos cinemas brasileiros. O prêmio de Melhor ator para SEAN PENN pareceu mais político por se desempenho em MILK, na minha opinião MICKEY ROURKE (na foto ao lado) em O LUTADOR está magnífico e insuperável. KATE WINSLET em O LEITOR está perfeita na composição de sua personagem em um trabalho inesquecível, foi o Oscar mais merecido da noite. Adorei ver PENELOPE CRUZ vencendo o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo ótimo filme de Woody Allen, VICKY CRISTINA BARCELONA. Enfim, esse ano o Oscar não teve tanto brilho, mas ao menos o Prêmio de Melhor Filme foi mais do que justo.


Abaixo confiram o trailer de QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO ? Vencedor de Oito Oscars.


O GRANDE GANHOR DO OSCAR 2009, "QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO ?" ESTRÉIA NESTA SEXTA



Finalmente estreia nos cinema do Brasil, o esperado ganhador do Oscar que ganhou oito estatuetas para esse filme independente (mas caro que já ouvimos falar) inglês, fica reconhecido o talento do seu diretor, Danny Boyle, como o cara que desde 95 quando lançou “Cova Raza”, vem fazendo do cinema um lugar mais bacana e mais pop. Por causa de Boyle, nomes como Tarantino e Guy Ritchie são o que são hoje em dia, isso porquê “Cães de Aluguel” é anterior a “Cova Raza”.“Milionário” é o ápice de uma carreira até que irregular de Danny Boyle, mas irregular porque o cara experimenta e tenta e erra e faz de novo até que acerta. Mas quando ele acerta, é só ele mesmo. O filme é bacana porque conta uma história de amor muito bela. Apesar de toda ação, porradaria, gangsters, favela, o que importa é que o moleque que nasceu na maior favela de Mumbai é apaixonado por uma outra favelada que some e reaparece e some de novo de sua vida e por isso ele resolve participar do programa de tv de perguntas e respostas não por causa do prêmio em dinheiro, mas sim para dar a ela a oportunidade de vê-lo e saber onde ela pode encontrá-lo.
Só que o moleque, ex-favelado, menino que serve chá numa central de tele-marketing, começa a certar todas as respostas do programa e vai ganhando muito dinheiro. Ao final do primeiro dia de programa, ele é levado pela polícia sob suspeita de fraude e durante sua “estadia” na delegacia ele vai contando como sabe cada resposta. E quando ele conta, em flashback, a história de sua vida vai sendo mostrada, desde que ele era um garotinho até como perdeu de novo o amor de sua vida.
O filme é demais. Bom filmado, bem montado, ágil, urgente e pop, muito pop. Muio se deve a direção de arte com ares hindus aqui e ali e a trilha sonora perfeita. Tenho certeza que esse filme, com o reconhecimento que vem tendo, vai mostrar um pouco de Bollywood por aí e atiçar a curiosidade do povo. Mas estão dizendo que esse é o filme de Bollywood dirigido por um inglês e tal, daí acho exagero. O filme é a cara do Boyle, com toques hindus, mas não tem nada de Bollywood, a não ser a sequência de dança dos créditos finais que é bem bacana, mas fora isso, é um filme inglês pop atual e pronto!


RIO DE JANEIRO EM CENA, UMA CIDADE CINEMATOGRÁFICA !!!


A Cidade do Rio de Janeiro tem sido fotografada e filmada há mais de um século. A infinidade de suas locações que incluem desde belezas naturais quanto arquitetônicas se misturam com a alegria e a sensualidade de seu povo, sem esquecer das tensões sociais que existem entre o Morro e o Asfalto, o Carnaval, o Samba, a Bossa Nova e o Funk... são muitas histórias, muitas e intensas emoções. Clássicos absolutos do Cinema retrataram a Cidade Maravilhosa: RIO ZONA NORTE e RIO 40 GRAUS. Ambos de Nelson Pereira dos Santos, são um belo exemplo. Belas são as duas versões de ORFEU DO CARNAVAL, a última de Cacá Diegues mostrando toda a exuberância e beleza de um desfile de Carnaval. Temos os musicais da Atlântida, os filmes com Oscarito, Grande Otelo e Dercy Gonçalves, o número de filmes é gigantesco. Filmes que retrataram a juventude carioca por um prisma mais marginal são os ótimos > AMOR BANDIDO de Bruno Barreto e TERROR E EXTASE de Antonio Calmon. O própr io Calmon dirigiu também o grande sucesso dos anos 80: MENINO DO RIO.
Muitas Pornochanchadas foram filmadas no Rio, as de Carlo Mossy são as mais divertidas. Julio Bressane dirigiu muitas de suas obras no Rio de Janeiro. O lado da periferia, dos marginalizados, dos esquecidos que não estão nos cartões postais, aparece em dois sucessos mundiais premiados em diversos países: CENTRAL DO BRASIL, de Walter Salles e com Fernanda Montenegro, e CIDADE DE DEUS de Fernando Meirelles, dois dos filmes mais importantes de nossa cinematografia. Outro grande sucesso recente do Cinema Nacional foi Carlota Joaquina, que teve locações no Rio. Neville de Almeida dirigiu dois filmes cariocas que causaram escândalo na época de seus lançamentos: OS SETE GATINHOS e RIO BABILÔNIA, esse último um retrato ácido do comportamento liberal no início dos anos 80 com direito a sexo e nudez desenfreados, corrupção e uma polêmica sequência onde o falecido ator Jardel Filho tem uma transa no papel de passivo com uma travesti...
Para onde movemos a câmera no Rio de Janeiro sempre temos uma imagem surpreendente, o que acaba gerando filmes tão diversos como os primeiros registros em imagens de Carmen Miranda, quanto AMADA AMANTE e SÁBADO ALUCINANTE de Claudio Cunha...

Nenhum comentário: